terça-feira, 2 de dezembro de 2014

MEUS HOBBIES

Além da ARQUITETURA, que é minha paixão principal, curto outras atividades que me dão prazer e alegria. São elas:
TOCAR PANDEIRO
Aprendi sozinho a tocar pandeiro desde pequeno, ouvindo choro e samba, no meu porão na Penha, nos intervalos de estudos. Cheguei a tocar em grupos musicais e até numa orquestra de baile. Nos tempos de faculdade acompanhei artistas famosos como Chico Buarque, Chico Maranhão, Toquinho, Sergio Ricardo, ao lado do Manini e outros bambas do Bar do Zé, até em festivais de TV. Infelizmente não tenho um grupo regular, que me faria muito bem, mas não perco a oportunidade para matar a saudade, dando canjas como nos memoráveis aniversários na Casa da Chanés ou em casamentos amigos, conforme as imagens abaixo. Confesso que não atravesso o ritmo e não desafino.
C:\Documents and Settings\Eloy\Meus documentos\Arquitetura, Urbanismo e outros papos » 2011 » abril_files\60-anos1-150x150.jpg   C:\Documents and Settings\Eloy\Meus documentos\Minhas imagens\Fotos Eloy\Fotos\foto do pandeiro.JPG
C:\Documents and Settings\Eloy\Configurações locais\Temporary Internet Files\Content.Word\no pandeiro 001.jpg
C:\Documents and Settings\Eloy\Configurações locais\Temporary Internet Files\Content.Word\mais hobie 1 001.jpg

COZINHAR
Outras das minhas paixões é cozinhar, herdada  da minha mae e da familia materna italiana, que tinha na culinaria uma das boas atividades da vida. Na minha infancia, minha mae fazia magica com o pouco que tinhamos, sempre com sabor;  Suas massas feitas em casa eram imbativeis. Pelo lado do meu pai, aprendi as artes mineiras de reaproveitar o que sobrou, na forma de viradrinhos e mexidinhos. Até hoje faco.
Cozinhar é uma atividade criativa, como a Arquitetura, que mescla ingredientes de forma a construir um prato  belo, saboroso e nutritivo, que da prazer e alegria. Reunir à mesa ainda é uma das melhores formas de alimentar o corpo e o espirito e um dos prazeres universais mais importantes da vida.
Sigo a maxima: “Cozinhar não é um trabalho, mas sim um ato de amor ao próximo.”
Como todo bom cozinheiro, uma vez definido o cardapio, vou as compras atras dos melhores ingredientes, à sua preparacao até a finalizacao e servico dos pratos. Dizem, os convivas, que me saio bem, como mestre cuca.
As imagens mostram como levo a serio a atividade, um pouco por necessidade ao viver só, mas tambem aos domingos para a familia ou ainda nas ocasioes especiais de reunioes com amigos e parentes.
C:\Documents and Settings\Eloy\Configurações locais\Temporary Internet Files\Content.IE5\E3X25IAT\SAM_1331.JPG
VIAJAR
Outra atividade importante que tenho me dedicado são as VIAGENS. Aliás elas sempre fizeram parte do meu aprendizado e formacao; não só em Arquitetura, mas como ver de a vida de forma mais curiosa, abrangente, efêmera, diversificada, tolerante, esperancosa, gratificante, surpreendente, generosa, fraterna, humana,sem preconceitos...
Tive varias oportunidades que conhecer praticamente todas as capitais e muitas cidades brasileiras; igualmente varias cidades pelo mundo, que me deram um rica bagagem cultural e profissional, que te deixa mais humano, menos egoista, mais generoso.
Experiencia essa que procuro divulgar nos meios que possuo, como este blog pessoal.
ESCREVER
Ultimamente outro dos meus passatempos preferidos é a atividade de escrever, alimentada por leituras permanentes. Um tanto pelo tempo ocioso de aposentado, ou pelo desejo de colocar no papel certas reflexoes e contribuicoes profissionais, que julgo uteis na transmissao de experiencia vivida. Além do livro publicado sobre Arquitetura da Avenida Paulista e outros preparados sobre o Projeto de Palmas, capital do Tocantins e sobre a cidade de São Vicente, onde resido, tenho alimentado este blog e escrito diversos artigos em revistas e jornais.
Escrever, como viajar,  é uma atividade viciante e muito gratificante.
Te obriga a pesquisar, a ser mais observador, a ser mais claro e objetivo, a cultivar a palavra como ferramenta de transformacao, a ler cada vez mais, a refletir sobre o sentido da vida, a exercitar a sensibilidade...

Felizmente ainda tenho esses hobbies que me ajudam  a levar a vida com uma certa graca, já que a pratica da Arquitetura e Urbanismo, minha formacao profissional e juramento social, involuntariamente vai ficando cada vez mais distante.

Um comentário:

  1. Prof. Eloy, acredito que há mais um hobby: o de lecionar, que para mim, marcou muito. Fazendo o aluno olhar o ensino como uma grande pergunta e não uma resposta.

    ResponderExcluir