sexta-feira, 7 de novembro de 2014

EXPRESSÕES DA MODA / OUT 2011


São inúmeras as frases e expressões populares da moda, principalmente usadas pelos jovens, que transformam a nossa língua numa incomoda cacofonia, quase um dialeto. Não podemos dizer que se trata de gíria de um grupo determinado, mas de uma mania, quase uma febre que atinge grande parte da população num dado momento.

Não importa qual seja a situação ou o interlocutor elas são empregadas a torno e a direito como uma muleta necessária á compreensão da conversação.

São cacos sonoros sem significado próprio, que na falta de maior vocabulário, funcionam como um apoio para a continuidade da conversação e a busca da compreensão.

De tempos em tempos ou em diferentes regiões elas aparecem ou se transformam, mas sempre são recorrentes.

Listamos algumas delas, mais ouvidas aqui entre nós. Infelizmente não é possível descrever o jeito, as expressões e a velocidade com que são pronunciadas, que dão a elas uma carga toda especial. Mas, com um pouco de imaginação podemos vislumbrar os trejeitos associados a esses sons.

Da hora…, Estar fazendo…, eu mereço…, meu…, caraca…, galera…, balada…, tipo…, tá ligado…, ôrra meu…, mandou bem…, sarado…, maneiro…, papo-cabeça…, só…, animal…, du baralho…, menos…, daí. Então…, percas…,, tio…tia…, com certeza…,e aí…,que qui rola…,

Outras palavras que de tanto uso se banalizaram perdendo conteúdo e o seu significado original. Eis algumas delas:

Sustentabilidade, ecologia, globalização, qualidade de vida, 11 de setembro.

A elas podemos acrescentar ainda as inúmeras abreviaturas usadas na internet, que praticamente abolem as vogais.

Bjs, rs.rs…., vc, td,hj,

Será fruto deste nosso tempo, acelerado, sincopado, ou simplesmente pobreza linguística e cultural?


Nenhum comentário:

Postar um comentário