Depois de longa e trabalhosa preparação finalmente saiu o meu livro publicado.
Arquitetura da Avenida Paulista é uma homenagem aos 120 anos daquela que é, com toda justiça, o símbolo da cidade de S. Paulo.
Bonita, agitada, democrática, transformadora, instigante. Lidima e inconfundível paisagem urbana paulistana que reflete a dinâmica e pujança de seus habitantes.
Evoluindo no tempo substituiu seus casarões dos barões do café e da burguesia inicial paulista pelos edifícios modernos e contemporâneos, que lhe dão uma imagem única com características brasileiras e universais.
O livro nasceu de um sonho inicial de levantar toda a Arquitetura importante da minha cidade, como um registro material de uma produção significativa para a profissão e para a cultura e memória da cidade.
Comecei pela Avenida Paulista, como um ato de amor a minha cidade, por várias razões: sua importância e seu significado simbólico para a cidade; sua arquitetura pouco documentada, apesar de muito reproduzida em imagens; seus 120 anos em 2011; a possibilidade (frustrada) de apoios e patrocínios pelo peso das entidades e empresas nela localizadas; servir de estimulo e ensaio para sua continuação.
Porém, é preciso que se diga que todo o trabalho de criação, preparação e produção do livro se deu praticamente de forma autônoma e independente, com recursos próprios e com uma pequena equipe de colaboradores.
Assim foi todo o longo processo de pesquisa de dados, levantamento de campo, fotos, textos, artes, provas, revisões, etc.
Além do livro em si produzimos também um belo fôlder, como sub-produto, onde apresentamos a sequencia dos edifícios apresentados em toda a extensão da Avenida, dos seus dois lados, numa interessante produção gráfica, que pode ser adquirido em conjunto ou independente do livro.
Experiente pelas duas tentativas frustradas anteriores de publicar um livro evitei tentar “vender” somente o projeto preliminar, partindo para produzir diretamente o objeto, na forma de um boneco, que pudesse dar uma ideia clara do produto e do custo final.
Com ele pronto sai atrás de parceiros e patrocinadores para garantir sua publicação, que cobrisse a impressão, distribuição e vendas. Percorri bancos, entidades, associações e editoras, sem nenhum resultado positivo.
Mas não quis desistir. Finalmente resolvi bancar também a impressão junto com a Mariana e sua pequena Amplitude Editora, para fazermos também a distribuição nas livrarias e outros pontos de venda.
Para a divulgação tivemos a sorte de contar com vários veículos e eventos profissionais, indicados por amigos ou descobertos no caminho.
Em 3/12 fizemos um bonito e exitoso lançamento na Nona Bienal de Arquitetura realizada na Oca do Ibirapuera, graças ä generosidade do IAB-SP, na figura do colega Caldana e os serviços do pessoal da Bookstore Livraria.
Indicados e apoiados pela Associação Paulista Viva participamos de um vídeo para o site G1 da Rede Globo, veiculado no dia 8/12, data da comemoração dos 120 anos da Avenida Paulista e do programa 9 Verso Paulista exibido em 20/01/2014 também na Rede Globo.
Igualmente no dia 8 houve um bonito evento musico - visual comemorativo, no cinema da Livraria Cultura do Conjunto Nacional, no qual estivemos presentes, divulgando o livro, com entrevistas para 3 veículos de comunicação de TV.
Estamos contando ainda com vários amigos, revistas e sites especializados como Vitruvius, Arqbacana, Piniweb, Arcoweb e das várias livrarias importantes como Cultura, FNAC, Martins Fontes, da Villa e Saraiva, cujos exemplares já estão à disposição para venda.
Sabemos que o seu sucesso ainda está longe, mas estamos confiantes, pois fizemos tudo o esteve ao nosso alcance. Vamos acompanhar os resultados das vendas e das críticas, para nos aventurarmos à sua continuação para documentar outros sítios arquitetônicos da cidade.
Os interessados podem procura-lo nas principais livrarias da Avenida ou diretamente comigo pelo email edisoneloys@gmail.com ou fones 13 3466 6423 e 13 99733 3599
Nenhum comentário:
Postar um comentário