sexta-feira, 7 de novembro de 2014

RESIDENCIA RUA CHANÉS, 425 / Dez 2011

                                  
Exibindo desenho-mari-chanes (1).jpg

                                                                   Desenho da Mariana

Ma, Lu, Ju. Minhas meninas lindas e maravilhosas.

Dia histórico para nós. Negocio fechado. Vai-se a casa da Rua Chanés onde vivemos durante 36 anos (1975-2011, com alguma interrupção) com muita alegria, alguns problemas, num belo e generoso espaço residencial concebido com muito amor e mantido com bastante suor. Mudança de vida, ares e mares. Etapa cumprida. Foi muito bom enquanto durou.

Aqui vocês foram criadas, fizeram suas estripulias, sempre foram socorridas nos seus momentos difíceis e se tornaram adultas e independentes, criando suas próprias famílias, gerando nossos 5 netinhos. Capetas (exceção do Gabi), saudáveis e também lindos e maravilhosos. Agora o momento e os tempos são outros. Chegou a vossa vez de tocar o barco, cada uma à sua maneira com seus compromissos e problemas.

O ciclo natural da vida sempre passa pelas fases de germinação, nascimento, crescimento, procriação, ocaso e morte. Acompanhado de um permanente processo de formação, amadurecimento, enriquecimento e o necessário desempenho familiar e social.

Há um tempo que você se prepara para a batalha, cumpre seu papel social e humano e se retira (ou é retirado) de campo e vai para a arquibancada torcer e reclamar. Mais reclamar e dar palpites do que torcer. Nessa trajetória a gente vai da infância, para adolescência, a juventude e a maturidade embaladas pelas descobertas da vida que incluem a dignidade, o trabalho, o prazer, o amor, o sexo, a maternidade e a educação dos filhos.

Estamos, eu e vossa mãe, na fase derradeira desse ciclo, conscientes das limitações físicas decorrentes e alijados das atividades produtivas normais, esperando que as nossas funções vitais e mentais se mantenham saudáveis, para não inspirarmos maiores cuidados e darmos trabalho a vocês.

Agora saímos de Moema, deixando S. Paulo, depois de 71 anos de luta, com muito orgulho da minha origem humilde da Penha e da trajetória de sucesso pessoal e profissional que nela realizei. Creio que dei minha contribuição.

Trocarei meu “Pátio Ver o pouso dos aviões” para “Ver navios ao largo” numa alegoria destinada a me continuar ligado ao mundo.

Ficam os sabiás e sanhaços, comedores das minhas frutas, mas companheiros sonoros de várias horas; em compensação ganharei a companhia das garças e gaivotas, novas amigas do mar.

Deixarei meu salão de festas e trabalho, meu banco debaixo da jabuticabeira, minhas plantas e tantas lembranças bonitas, das reuniões familiares, profissionais, dos churrascos e tantas festas de aniversários com ou sem orquestra.

Não sentirei nenhuma saudade do louco transito das Avenidas 23 de Maio e Bandeirantes e do sufoco ambiental e humano de toda a cidade; tampouco dos barulhentos vizinhos e de baixa civilidade.

Vamos para a pequena S. Vicente no litoral sul paulista, primeira cidade do Brasil, onde tudo se faz a pé, para cumprirmos nosso destino dando continuidade final de vida, esperando ser felizes e também propiciar mais uma alternativa de porto e lazer para vocês e os netinhos.

Um beijo grande a vocês e até lá, onde “enfrentaremos este novo sacrifício” de flanar e viver à beira mar, que é o sonho de muitos, porém realidade de poucos privilegiados como nós.
Papai Eloy

Resposta da Mari
Papai e mamãe,
Antes de mais nada vocês merecem todo conforto que virá porque batalharam muito, cada uma a sua maneira, para isso!A casa da Chanés sempre será lembrada por nós por termos tido uma infância muito feliz, e por ter sido o nosso porto seguro, em muitas ocasiões! Também agradeço a vocês por toda estrutura e apoio que nos deram, e sei que nos darão, sempre! Espero que realmente vocês sejam felizes, e acima de tudo tenham paz para viver muito mais anos com tranqüilidade!!Beijos e sempre estaremos lá!! Mari
Resposta da Luciana
Queridos Brou e mamãe.
Como a maioria dos seus textos esse soou como poesia e fez passar um belo e recheado filminho pela minha cabeça. Em um minuto revivi cada passagem das nossas vidas. As inúmeras e imensas alegrias, os momentos tristes, necessários e de reflexão. Definitivamente esse ciclo terminou. Sua missão como pai foi cumprida sem duvida nenhuma. A bagagem que nos foi oferecida por vocês não tem preço. Estamos cada uma no seu caminho e preparadas para a vida. Se eu conseguir transmitir e proporcionar metade do que tive de vocês aos meus filhos me sentirei realizada.
O melhor de tudo isso é que, como você mesmo disse, vocês ai estão ai, ativos e participantes de nossas vidas e aqui ao lado. Já fica a saudade dos domingos, das festas, do porto seguro que foi a Chanés. Fica o alivio de saber que o porto só mudou de endereço e que começa agora um novo capitulo da nossa historia, com vocês mais avós do que pais e ainda assim nos privilegiando com essa alternativa de lazer. E vamos que vamos todos juntos e felizes. Obrigada por tudo e muita sorte, paz e sucesso para vocês nessa nova empreitada. Lu

Resposta da Ju
Pá, Mami,
A casa da Chanés ficará em nossas lembranças sempre, e dos netos lindos e maravilhosos também eu espero. Foram muitos momentos lindos e felizes, mas a vida é feita de ciclos, esse está se encerrando de uma forma linda e inicia-se outro que com certeza tbem trará muitas felicidades, festas, momentos felizes pra todos, mas principalmente pra vcs que merecem muito um descanso tranqüilo, lindo e maravilhoso.
Obrigada por sempre nos proporcionar tudo de melhor. E vamos que vamos?
Quando se inicia a mudança? Voce já negociou data pra deixar a casa?
Estaremos por aí de 23 de dezembro a 16 de janeiro e dispostos a ajudar no que for necessário. Ufa!!!! Vai ser uma loucura, hahahaha!!!! Bjos mil com saudades.
Tudo de melhor na nova vida. Ju

Nenhum comentário:

Postar um comentário